O que é TV Corporativa?

 TV Corporativa e/ou Mural Digital, é um canal de Comunicação Interna que consiste em telas instaladas dentro da empresa. É um canal de comunicação digital que leva conteúdo e informação aos diversos funcionários de uma empresa. A telas ficam expostas continuamente aos colaboradores e são espalhadas em lugares estratégicos, como em corredores, refeitórios, chão de fábrica ou até dentro de cada departamento. Esta ferramenta visual de Comunicação Interna possui diversos diferenciais em relação aos meios tradicionais.


 O objetivo é melhorar a comunicação interna da empresa oferecendo aos colaboradores um conteúdo mais atrativo, segmentado, assertivo e de fácil acesso. Muito além de apenas distribuir telas pelos corredores para exibir o vídeo institucional o dia inteiro, a TV Corporativa pode auxiliar em objetivos estratégicos da empresa, como aumentar o alinhamento, potencializar as ações de endomarketing, acompanhar processos e metas, promover a integração dos colaboradores, aumentar a cultura de segurança, entre outros.


 Utilizando o modelo de gerenciamento via internet, a TV Corporativa pode ser um instrumento poderoso e dinâmico de comunicação na empresa, entregando a informação certa para a pessoa certa e no tempo certo.

Qual a Diferença entre Mural Digital e TV Corporativa?

 O que diferencia um do outro é a programação produzida para cada uma, ou seja, a playlist de mídias que são exibidas nas telas. Enquanto o mural digital possui uma playlist objetiva, tendo somente informações relacionadas à empresa, como comunicados, avisos internos e indicadores de resultados, a TV Corporativa exibe também conteúdos diversos, como notícias atualizadas e entretenimento.

Podemos distinguir estas duas ferramentas assim:


Mural Digital - seria a versão moderna do quadro de avisos, substituindo os informativos impressos e presos na parede por vídeos muito mais chamativos, de forma quase instantânea e sem o desperdício de papel.


TV Corporativa - é um canal de TV criada para o público interno da empresa. Este canal é usado para transmitir informações importantes, entreter e fortalecer a marca da empresa, assim como estamos acostumados a ver na televisão em nossas casas.

Como funciona a TV Corporativa via internet?

  Imagine que você precise gerenciar o que é exibido em diversas telas espalhadas pela empresa em que trabalha. Para você, como seria a ferramenta perfeita para fazer essa gestão? Lembrando que para ter sucesso com este canal, ou seja, fazer com que os colaboradores de fato assistam aos conteúdos exibidos, são necessárias atualizações constantes na programação, imagens e vídeos de qualidade, entre algumas outras boas práticas. E então, como seria essa solução?


  Acredito que como primeiro aspecto, você considerou a função de realizar a atualização dos conteúdos remotamente, certo? Do seu escritório envia um novo vídeo e rapidamente todas as telas estarão exibindo. Fantástico!
Talvez o segundo ponto lembrado foi saber se todas as telas estão funcionando corretamente, também de forma remota. Ok! Mas você também gostaria de poder agendar a data e o horário para determinados vídeos serem exibidos ou retirados da programação, certo? Realizar campanhas internas de forma otimizada.


     

  Pois então, é exatamente assim que funciona uma TV Corporativa via internet, mas com diversos outros detalhes para facilitar a vida do comunicador. Neste diagrama você pode ter de modo claro  uma  visão geral  de  como funciona  a TV Corporativa via internet:

 Trata-se de uma ferramenta de grande efetividade, pois garante que o conteúdo entregue vai além de informações institucionais, o que chama a atenção do público que está ao redor de uma das telas.


 Além disso, as informações chegam ao público de forma espontânea, ou seja, sem que eles o procurem. Basta estar tomando um café, passando em um corredor, esperando pelo elevador ou aguardando no hall por uma reunião para saber sobre as notícias do dia, as métricas da empresa, informativos sobre segurança, etc.

Qual a relação entre a TV Corporativa e a Segurança do Trabalho?

 A boa comunicação e treinamentos são artifícios que possibilitam a força de trabalho ter um comportamento seguro e executar suas atividades em segurança, respeitando os procedimentos e zelando por si e pelo colega de trabalho.

Uma TV Corporativa é um instrumento capaz de levar informações e boa comunicação a todos em uma empresa de forma direta e simples, seja da alta direção até o mais humilde, porém não menos importante, colaborador. Essas informações podem divulgadas de duas maneiras: genéricas ou segmentadas.

Informações Genéricas: informar a todos de igual maneira com uma mesma mídia, mesmo aviso ou imagem, por exemplo: anúncio de horário de reuniões, demonstrativos de resultados, alertas, etc.


Informações Segmentadas: informar a um colaborador específico com uma mídia ou informação direcionada para aquele público alvo, por exemplo: alertar ao soldador sobre o uso correto de EPI´s para desempenhar a sua atividade de trabalho a quente. Ou, alertar os pintores sobre o uso corretos de EPI´s para desempenhar a atividade de pintura, etc.

Além dessas duas maneiras de divulgação, a TV Corporativa se destaca pelas seguintes características e vantagens:

     

  • Engajamento dos colaboradores;

  • Possibilidade de segmentar a distribuição de conteúdo;

  • Alcançar a força de trabalho no chão de fábrica;

  • Fazer o colaborador entender que ele é parte integrante do time;

  • Comunicação simples, objetiva, direta e de fácil entendimento;

  • Diminuir o distanciamento das decisões do corporativo até as pontas;

  • Promover boas ações internas e externas da empresa;

  • Economia de impressão e responsabilidade ambiental não gerando resíduos de papel;

  • Rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens.

  • Eficiência em campanhas de Endomarketing;

  • Comunicação de forma democrática, posicionando as telas de forma estratégica para maior alcance de todos;

  • O colaborador é o protagonista;

  • Despertar nos colaboradores o sentimento de pertencimento e participação nas ações e projetos da empresa;

  • Comunicação ativa, envolvente e atualizada;

  • Economia de impressos;

  • Programação – resolva tudo de uma vez, defina hora e data para exibição do seu conteúdo e a tecnologia irá trabalhar para
    você.

  • Segmentação de conteúdo – divulgue informações segmentadas de forma estratégica aos seus colaboradores. Defina o conteúdo que será veiculado em cada ponto de TV.

  • Monitoramento dos players – Monitore os seus pontos de TV de forma simples, vendo se algum deles está inativo, desatualizado ou com qualquer outro problema técnico que possa acontecer, a resolução pode ser rápida e eficaz.

  • Automações – Além disso, o sistema automatiza a veiculação de notícias do dia, por meio de informações de grandes portais, como UOL, G1, entre outros.

Gerenciamento de conteúdo de forma simples e

rápida:

Diminua o envio de newsletter toda semana, impressão demasiada de papéis e a atualização do quadro de avisos. Com a TV Corporativa a comunicação interna da sua empresa se concentra em uma ferramenta mais completa, dinâmica e atual.

Imagine uma TV exclusiva para a sua empresa!

O conteúdo ali disponibilizado é rico e atraente e produzido de acordo com a necessidade da empresa, além fornecer aos funcionários informações úteis e direcionadas, certificações, aniversariantes do mês, reconhecimento por tempo de trabalho, previsão do tempo, mensagens motivacionais entre outros. Essa facilidade de difundir a informação faz com que ela chegue a um número muito superior de colaboradores, melhorando sensivelmente a comunicação interna da empresa.

Faça a diferença em seu departamento!

 Departamento de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, adote a TV Corporativa em sua empresa como forma de aumentar e melhorar a comunicação por entre a força de trabalho. As ferramentas de marketing contribuem e muito para um melhor alcance das informações, seja do Supervisor geral até o chão da fábrica.

Sistema intuitivo e fácil de gerenciar:

  • Usabilidade intuitiva;

  • Interface responsiva;

  • Alta estabilidade;

  • Autonomia na programação;

  • Vídeos em alta definição;

  • Baixo consumo elétrico;

  • Conexão de rede e Wi-Fi;

A comunicação interna é um meio de relacionamento entre a empresa e os colaboradores, fundamental para manter um bom clima organizacional e a equipe engajada. E tal organização e engajamento não é tarefa fácil. Existem diversos canais, como e-mail, intranet e TV corporativa, que contribuem para alcançar os bons resultados.


Sabendo disso, a TV Corporativa pode se tornar um canal de comunicação impactante seja nos escritórios como a alta direção e supervisão, nos diversos departamentos da empresa e também no chão de fábrica. É possível veicular, de forma dinâmica, ágil, estratégica e atualizada, conteúdos e temas relevantes da empresa à funcionários, colaboradores e clientes.


TV Corporativa, uma efetiva solução para empresas que desejam modernizar seus processos de comunicação sem abrir mão de ferramentas tradicionais já utilizadas.

  • Recursos Humanos e

      demais departamentos;

  • Segurança do Trabalho;

  • Chão de fábrica e indústria; 

  • Índices e gráficos da empresa;

  • Motivação dos colaboradores;

  • Engajamento da força de

      trabalho; entre outros.

Sua empresa decidiu instalar a TV Corporativa, e agora?

Os seus pontos de TV corporativa não podem ser apenas telas penduradas em alguns pontos aleatórios para transmitir informações. Em um mundo competitivo é fundamental que os investimentos adotados em seu negócio cumpram um papel estratégico.

Esse planejamento pode se firmar em 4 pontos, que são:

1. Definir seus objetivos:

Quais resultados sua empresa almeja obter com essa ação? Saber onde quer chegar é parte fundamental de qualquer planejamento estratégico. Diferentes objetivos exigem diferentes etapas e processos para serem alcançados. Com eles definidos claramente, será muito mais fácil definir e manter uma boa estratégia de implementação da TV Corporativa.


2. Conheça seu público e seu cliente interno:

Definido o primeiro item, é preciso entender melhor quem será impactado com o conteúdo da TV corporativa, no caso a peça fundamental é o cliente interno, ou seja, os funcionários
Sabendo-se disso facilitará a produção de conteúdo de alto impacto e que provoquem o engajamento e sentimento de pertencimento do seu público-alvo. Pesquisas internas com a direção e colaboradores é a base para o sucesso do projeto.


3. Planeje seu conteúdo:

O conteúdo é essencial para o sucesso da sua TV corporativa. Afinal, é o conteúdo que irá atrair e prender a atenção do público. Por isso precisa ser um conteúdo relevante, de qualidade, atrativo e atualizado. Essas características evitam que suas telas sejam ignoradas. Lembrando que, a TV de sua empresa estará disputando a atenção do seu público-alvo com os aparelhos celulares em muitos momentos.
Foque sua playlist na promoção de conteúdo próprio e de qualidade e utilize feed RSS para manter a atratividade e atualização constante das telas.


4. Avalie seus resultados:

Uma imagem vale mais que mil palavras, já dizia o ditado. Faça pesquisas em períodos de tempo determinados por entre os colaboradores da empresa e faça uma avaliação do sucesso e entendimento do projeto. O que não é medido não pode ser gerenciado, então pesquisas fornecerão números para esse gerenciamento.
Para saber se sua estratégia de comunicação interna e seus objetivos estão sendo alcançados, defina métricas. Identifique parâmetros simples e documente. Com o tempo você contará com dados que possibilitarão fazer análises para embasar a tomada de decisão com relação à TV corporativa.


5. A integração com os setores faz a diferença:

A TV Corporativa é um instrumento de união entre departamentos, pois os anúncios e comunicados irão alcançar todos na empresa, levando informação útil e relevante por entre os departamentos.
Desta maneira as necessidades de cada setor irão se tornar claras e, assim, sua estratégia adotada poderá contar com um conteúdo mais estratégico e relevante ao seu público-alvo e sua comunicação será um sucesso e produzirá os resultados esperados por sua empresa.

Contato: