O que é mídia indoor?

Saiba tudo sobre mídia indoor e entenda os mecanismos necessários

para se obter sucesso com essa tecnologia.

Mídia indoor digital: O que é?

​   A mídia indoor digital é um ponto de mídia eletrônica, posicionado sempre dentro de um ambiente fechado. Essa mídia tem o papel de informar, entreter e transmitir conteúdo publicitário para o público. Hoje, a modalidade de mídia digital conta com diferentes possibilidades de formato de telas e de conteúdo. Bons exemplos de mídia indoor atualmente são as TVs em salas de espera, filas diversas, lanchonetes, bares e cafés, supermercados, displays digitais em corredores de aeroportos, casas lotéricas, shoppings, etc.

    A mídia indoor, como um modelo de marketing, atinge um grande número de consumidores em um ambiente interno específico e focado no público alvo. Por isso, ela é uma excelente estratégia para marcas B2C (Business to Consumer ou Venda para o Consumo) que querem se destacar no mercado quando o assunto é relacionamento com o consumidor.

   Outra vantagem com esse tipo de mídia é a possibilidade de passar para o público alvo, mensagens relevantes e importantes que serão fundamentais para a tomada de decisão, mensagens como: 

Segurança; Qualidade; Benefício; Economia; Importância;
Vantagens da mídia indoor digital
Neuro marketing e a mídia indoor digital

​   Ao contrário do que se imagina, o processo de decisão de compra se inicia no inconsciente. A lógica e a racionalização da decisão só aparecem depois que o interesse pelo produto já foi despertado. Ciente disso, o neuromarketing  aproveita esse estímulo das maneiras mais diversas, uma delas é  a mídia indoor digital.

   Uma das técnicas adotas em supermercados por exemplo é o caminho feito pelo cliente e o trajeto dos olhos. As telas são posicionadas na região de maior observação. Outra técnica adotada é estimular a compra através do impulso, colocando nessas telas imagens bonitas e atrativas, estimulando o desejo por determinado produto.

Por que devo utilizar a mídia indoor?

​   Comunicar de modo eficaz e direta com o público alvo, interatividade, diversidade de conteúdo, segmentação de campanhas, etc. A mídia indoor digital  é um formato moderno, sendo utilizado como estratégia de marketing  para fidelizar clientes, gerar valor com conteúdos relevantes,  divulgar produtos e serviços de forma inovadora.

Características da mídia indoor digital

​   A tecnologia de sinalização digital possibilitou a expansão desse tipo de mídia. A conexão com a internet permite um gerenciamento remoto e a beleza dos  videos  produzidos  tornam  essa  mídia  atrativa  e chamativa. Essa  tecnologia  gera  uma  interação  muito maior com o público e com isso,  reforça  a lembrança e reconhecimento da marca. As principais características da comunicação por mídia indoor digital são:

Dinâmica:  

A diversidade de formatos de conteúdo como vídeos e templates animados, envolvem o consumidor e captam a atenção de maneira instintiva.

Interação espontânea:

Diferentemente de algumas estratégias digitais, a mídia indoor não é “invasiva”, apesar de estar sempre disponível para o consumidor. A tática para ser chamativa está  no seu posicionamento, localização estratégica e ter conteúdos informativos e atrativos.

Atualizada:

A conexão dos pontos de mídia a um software permite que os conteúdos sejam atualizados em tempo real, mantendo a informação sempre nova e interessante.

Segmentação:

É possível criar campanhas segmentadas e direcionadas para um público específico. Os pontos podem ser trabalhados de forma individual de acordo com a posição das telas. Além também de se criar campanhas de um determinado tipo de produto para aumentar as vendas em uma data comemorativa, épocas do ano,  fases sazonais, etc.

Conteúdo para mídia indoor digital

​  A mídia indoor digital possibilita uma diversidade de conteúdos, o que viabiliza uma estratégia completa de comunicação. O conteúdo deve ser definido de acordo com os objetivos do negócio e demandas do mercado. Abaixo seguem alguns exemplos:

Institucionais: 

Passar a imagem da empresa como instituição, missão e visão, história, fotos do funcionário do mês, etc. Promocionais: promover produtos e serviços através de menu digital, balcão de ofertas, vídeos e templates animados.

Tabela de preços: 

Promover produtos e serviços expondo de forma digital os preços praticados, economizando assim papel e serviços gráficos, por exemplo.

Comunicados: veiculação de anúncios como horário de funcionamento, dias de ofertas,  futuras promoções, etc.

 

Comemorativos: 

Veicular vídeos felicitando  os clientes em datas comemorativas, como por exemplo: dia das mães, dia dos pais, etc.

Informações: 

Atrair a atenção do público com dicas do cotidiano, notícias, previsão do tempo, etc.

Contato: